Para Iniciantes

1. Na hora de montar sua barraca, procure locais limpos e tire todas as pedras e galhos que possam danificar o fundo da sua barraca. Tente deixar a superfície mais plaina e limpa possível.

2. Antes de sair de viagem, monte sua barraca em casa. Primeiro para aprender montá-la e não passar dificuldade no camping. Segundo para ver se a barraca está ok, não tem furo, rasgo e se todas as partes estão lá.

3. Se você tem uma barraca pequena e quer um pouco mais de espaço, leve uma lona plástica, corda e espeques. Com isso você pode montar uma cobertura para sua barraca além de ter espaço para outras tarefas como cozinhar sem se molhar em caso de chuva.

4. Os colchões infláveis são muito confortáveis e ótimos para tempos frios, pois são excelentes isolantes térmicos. Você não pode esquecer antes da viagem de encher seu colchão e verificar se tem furos. Imagina só o transtorno se você descobre isso já no camping.

5. Prenda bem sua barraca com os espeques e as cordinhas. Locais muito abertos e altos geralmente sofrem incidência de vento forte. Se a barraca estiver um pouco solta, o vento pode levá-la embora junto com o que estiver dentro.

6. Veja se há lugares mais elevados onde você possa montar sua barraca.

7. Cuidado com o caminho da água no caso de chuva. Evite possíveis locais de escoamento.

8. Se for montar sua barraca debaixo de uma árvore, evite as árvores que produzam frutos. Se uma fruta cair do pé, pode fazer um estrago tanto na barraca quanto na sua cabeça. As árvores também atraem pássaros, que certamente farão suas necessidades em cima da sua barraca.

9. Muito importante é montar sua barraca perto de pontos de luz e água, quando disponíveis. Pode poupar trabalho e trazer mais comodidade.

10. Estude bem o local.

11. Se você for levar algum aparelho eletrônico que necessite de tomada, verifique sempre a voltagem antes.

12. Leve sempre sacola plástica que sirvam de lixeira, nunca deixe lixo na natureza.

13. Nunca fume dentro da barraca. O cigarro pode acidentalmente causar furos ou estragar a impermeabilização.

14. Nunca guarde sua barraca suja ou molhada, caso não tenha como limpar ou secar no local antes de guardá-la, faça isso quando chegar na sua casa. A sujeira mofa e dá mau cheiro, além de estragar o material e a impermeabilização.

15. Nunca cozinhar ou acender qualquer equipamento a gás ou similares dentro da barraca, evitando algum tipo de acidente ou incêndio.

16. Monte uma listinha com itens que não se pode esquecer e vá atualizando a cada viagem, incluindo itens importantes e excluindo os irrelevantes. Aqui sugerimos uma lista de itens para acampamento, mas cada pessoa possui opiniões e necessidades diferentes. Então monte a sua com base na sua experiência e preferências.

17. Sempre seja gentil e prestativo com os demais campistas, é muito importante também evitar som alto, gritarias e brincadeiras de mau gosto, para que haja sempre um ambiente tranqüilo.

18. Respeite a natureza, pois dela nada se tira e nada se deixa, na hora de ir embora deixe para trás as flores, pedras e troncos de árvores. As lembranças do acampamento estão na sua cabeça.

19. Quando for acampar olhe a previsão do tempo, pois o ideal é que você não precise encarar chuvas, mas isso irá acontecer, é inevitável.

20. Repelente é um item indispensável, adicione à lista de itens fundamentais em qualquer acampamento.

21. Leve seu kit de primeiro socorros, como remédios, termômetro, esparadrapo. gazes e band-aid para pequenos ferimentos.

22. Nunca deixe a sua barraca aberta, pode entrar mosquitos, insetos e animais peçonhentos, isto pode ocasionar um grande transtorno.